Lavaux – Switzerland

Vindo pela estrada, Lavaux apresenta-se à sua frente  com um panorama de cartão postal com as águas do Lago Léman e os Alpes como pano de fundo. Em breve, você se encontrará no meio dos vinhedos, com o seu estatuto desde 2007 como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Lavaux Patrimônio Mundial da UNESCO
Andando pelas ruas das aldeias de Lavaux e passeando pelas vinhas, quase quereríamos acreditar no caráter intemporal deste lugar encantador. Pode-se pensar que a paisagem não passou por grandes transformações durante séculos. É de fato uma pura ilusão.
Lavaux
Certamente, presume-se que havia vinha nas proximidades de Pully e Lausanne, já em tempos romanos. Dito isto, a história do Lavaux começa na Idade Média. Em 1079, o imperador germânico Henrique IV entregou diferentes áreas da região ao bispo de Lausanne, incluindo Lutry, Chexbres e Corsier. No século seguinte, certas abadias obtêm parte dessas terras.

Enquanto as encostas do Lavaux estavam completamente cobertas por densas florestas, os monges fizeram um trabalho colossal de limpeza. Eles gradualmente moldaram a paisagem, pela constituição progressiva de terraços artificiais. No entanto, tudo não pára por aí: após os primeiros episódios da peste negra no século XIV, uma grande imigração dos Alpes fornece uma força de trabalho necessária para a manutenção da vinha.

Lavaux

Em meados do século XIX, certas doenças vitícolas da América, como o míldio e a filoxera, afetaram a região e causaram danos reais. Até então, os viticultores também eram agricultores. Os terraços de Lavaux apresentaram um aspecto muito diferente daquele que conhecemos hoje. Havia vinhas, mas também campos ou pastagens. Foi somente com a chegada de doenças que as atividades agrícolas foram abandonadas, a fim de concentrar todos os esforços na videira, o que exigiu mais cuidados. É por isso que hoje contemplamos uma paisagem que se caracteriza pela monocultura da vinha.

Posteriormente, outras mudanças mudaram profundamente Lavaux. Pense na construção de linhas ferroviárias ou da rodovia na década de 1970. Considerar que a região não passou por nenhuma transformação é uma visão idealizada.

Não devemos esquecer que esta herança é um verdadeiro tesouro. Devemos garantir que ela seja preservada e valorizada para que possa ser passada para as gerações futuras.

Lavaux

Quanto a vocês, queridos leitores, por que não aproveitar a nossa sugestão para passear pelos vinhedos de Lavaux? Talvez você ouça os murmúrios dos monges nas clareiras, das profundezas do tempo !…

by

Turismo privado na Suiça em português

Desconhecida's avatar

Autor: PrestigeTours

O surgimento da Prestige Tours começa com uma história de amor: Teresa e Fernando, apaixonados pela vida e pela Suiça, uniram-se em 2011 e a partir daí iniciaram um ciclo interminável de viagens por terras Helvéticas. Evoluímos, este é o trabalho que tanto amamos, e onde fazemos tudo para que os nossos clientes, se sintam como em casa. Com esta paixão, vamos propôr-lhe descobrir este belo país na nossa companhia. A Suiça tem uma gastronomia excelente. O fondue, a famosa raclette, as salsichas além claro, dos famosos vinhos clássicos. As tradições fazem parte de cada cidade ou vilarejo. Venha à Suíça fazendo um Slow Tour Privado e desfrute deste país de cortar a respiração. Hoje alargámos fronteiras e também estamos disponíveis em Portugal com a mesma vontade de um serviço de Excelência & Glamour. A nossa missão não fica apenas numa pura troca comercial, o que mais desejamos é que na hora do regresso ao vosso lar, seja dito aquilo que se diz a um grande amigo: “até breve” !

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar